Antes de prosseguir, revise os requisitos desta seção.
Pré-requisitos
Este tutorial presume que você tenha conhecimento básico das seguintes tecnologias:
Aplicações compostas e Service-oriented Architecture (SOA)
Serviços Web
Software necessário para este tutorial
Antes de começar, baixe e instale o software seguinte:
NetBeans 6.0
Selecione a opção Download completo. A opção Download completo inclui o SOA pack e o servidor da aplicação GlassFish V2, que são necessários para este tutorial.
Este tutorial ilustra as etapas básicas para criar um projeto que faz referências a um arquivo XML que pertence a outro projeto. Use os fundamentos deste tutorial para simplificar a reutilização de arquivos XML dentro de um conjunto de projetos.
No tutorial você cria dois projetos. O primeiro projeto é um dos projetos de amostra Blue Print SOA fornecidos com o NetBeans 6.0. O segundo é um projeto do módulo BPEL. No projeto do módulo BPEL, você faz referência a um arquivo do esquema XML do projeto de amostra Blue Print.
Esta seção mostra como criar uma referência ao projeto BpelModule1 do projeto BluePrint1. Quando a referência é criada, os recursos do projeto Blue Print podem ser acessados pelo projeto do módulo BPEL.
Para estabelecer uma referência entre os projetos:
Na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse no projeto BluePrint1 e selecione Propriedades.
Na caixa de diálogo Propriedades do projeto, em Categorias, selecione Referências do projeto.
Selecione Adicionar projeto.
Na caixa de diálogo Adicionar projeto, selecione o projeto BpelModule1 e clique em Adicionar projeto.
Importar um arquivo do esquema XML usando uma referência do projeto
Nesta seção, você adiciona um arquivo do esquema XML ao projeto do módulo BPEL. Em seguida, você modifica o arquivo do esquema XML usando as estruturas do esquema XML referenciadas a partir de um arquivo no projeto de amostra Blue Print.
Para adicionar um arquivo do esquema XML ao projeto do módulo BPEL:
Na janela Projeto, clique com o botão direito do mouse no nó BpelModule1 e selecione Novo > Outro para abrir o assistente para Novo projeto.
Com BpelModule1 como o projeto selecionado, faça as seguintes seleções e, em seguida, clique em Próximo:
Categorias: XML Tipos de arquivo: Esquema de amostra da aplicação de empréstimo
Aceite o Nome e localização padrão e clique em Terminar.
O NetBeans IDE adiciona o novo arquivo ao projeto BpelModule1 e abre o arquivo na visualização Esquema do editor XML.
Para importar o arquivo do esquema da aplicação de empréstimo para o projeto de amostra Blue Print:
Na janela Projeto, expanda o nó BluePrint1 > Arquivos do processo e selecione purchaseOrder.xsd.
Clique duas vezes em purchaseOrder.xsd para abrir o arquivo para edição.
Se a visualização Esquema não estiver selecionada no editor, selecione Esquema.
Na coluna mais à esquerda do editor, clique com o botão direito do mouse em Esquemas referenciados e escolha Adicionar > Importação.
Na caixa de diálogo Adicionar importação, expanda o nó seguinte:
Por arquivo > BpelModule > Arquivos do processo
Selecione newLoanApplication.xsd para importação e clique em OK.
Nesta seção, você escolhe o elemento CarType no arquivo importado.
Para selecionar um elemento a partir de um arquivo importado:
Na visualização Esquema do editor de purchaseOrder.xsd, clique com o botão direito do mouse em Elementos na coluna mais a esquerda e selecione Adicionar elemento.
Na janela Adicionar elemento, aceite o nome padrão do elemento e selecione Usar tipo existente.
Implantar a aplicação composta de amostra Blue Print
Nesta seção, você implanta a aplicação composta de amostra Blue Print, que contém a referência de projeto cruzado.
Para implantar a aplicação composta de amostra Blue Print:
Na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse em BluePrint1Application e selecione Implantar.
Isso é para verificar se a aplicação é construída e implantada com o arquivo do esquema XML referenciado.