FeaturesPluginsDocs & SupportCommunityPartners

>> Mais documentação do SOA

Guia do Desenvolvedor para o editor WSDL


Este guia descreve como usar o componente Editor WSDL do NetBeans IDE 6.0. Este componente é incluído na funcionalidade SOA.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans 6.0/6.1

Requisitos do tutorial

Antes de prosseguir, revise os requisitos nesta seção.

Pré-requisitos

Este tutorial presume que você possui algum conhecimento básico ou experiência de programação na linguagem e na plataforma Java e no NetBeans IDE.

Software necessário para este tutorial

Antes de começar, você deve instalar o seguinte software no seu computador:

  • NetBeans IDE 6.0/6.1

    Selecione a opção Baixar tudo. A opção Download completo inclui o SOA Pack e o servidor da aplicação GlassFish V2, que são necessários para este tutorial.

Sobre o editor WSDL

O Editor WSDL permite editar os arquivos WSDL (linguagem de descrição de serviços Web).

WSDL é uma linguagem baseada em XML para descrever serviços Web. Um arquivo WSDL contém os seguintes tipos de informações:

  • Informações sobre a funcionalidade do serviço Web
  • Informações sobre como acessar o serviço Web

O editor WSDL suporta a versão 1.1 da especificação WSDL.

O editor WSDL fornece as seguintes visualizações:

Para criar um arquivo WSDL, use um assistente. Você deve escolher uma das abordagens seguintes:

  • Criar um arquivo WSDL a partir do zero
  • Criar um arquivo WSDL com base em um arquivo WSDL existente

início

Visualização Código-fonte

Na visualização Código-fonte, o código-fonte XML subjacente aparece. Você pode editar diretamente o XML.

Na parte superior do Editor de código-fonte há uma aba para cada documento aberto. Cada guia mostra o nome do documento. Se o documento foi modificado e não foi salvo, aparecerá um asterisco (*) depois do nome. Você pode clicar com o botão direito do mouse em uma aba para acessar vários comandos.

Há uma barra de ferramentas na parte superior da janela Editor de código-fonte.

O código-fonte exibido no Editor de código-fonte é colorido sintaticamente.

Visualização Código-fonte do arquivo de amostra SynchronousSample.wsdl

A linha de status do Editor de código-fonte fica embaixo da barra de rolagem horizontal. Para alternar entre o modo de inserção e o modo de substituição, use a tecla Insert.

início

Usando auto-completar de código em arquivos WSDL

O Editor WSDL permite que você use os seguintes tipos de auto-completar de código em arquivos WSDL:

  • Auto-completar de código de elemento. Quando você digita uma marca inicial (<) dentro de um elemento pai, a caixa de auto-completar de código exibe uma lista de elementos filhos do elemento pai. Por exemplo, presuma que você coloque o cursor imediatamente após o elemento <portType>. Quando você digita uma marca inicial (<), a caixa de auto-completar de código exibe a seguinte lista de elementos filhos: documentação e operação.
  • Auto-completar de código do atributo. Quando você pressiona a barra de espaços dentro de uma marca de elemento, a caixa de auto-completar de código exibe uma lista de atributos desse elemento.

A caixa de auto-completar de código pode incluir elementos e atributos que são específicos de vinculações individuais, tal como a vinculação FTP.

Quando auto-completar de código está visível, você pode continuar a digitar para ajustar a seleção de itens na lista. Você também pode usar o mouse ou as teclas de navegação para rolar a lista.

Para selecionar um item na lista, faça o seguinte:

  • Realce o item e pressione Enter
  • Clique duas vezes no item.

início

Visualização WSDL

Na visualização WSDL do Editor WSDL, o arquivo WSDL aparece como um componente em árvore ou uma série de colunas.

Visualização WSDL do arquivo de amostra SynchronousSample.wsdl

A visualização WSDL possui duas sub-visualizações: visualização em árvore e em colunas. Para alternar entre as subexibições, use os botões da barra de ferramentas do Editor WSDL.

Os nós principais na visualização WSDL correspondem aos principais elementos em um arquivo WSDL.

  • Tipos. Este nó permite que você importe esquemas XML e adicione esquemas in-line.
  • Importações. Este nó permite que você importe arquivos WSDL.
  • Mensagens. Este nó permite que você crie, edite e exclua mensagens.
  • Tipos de porta. Este nó permite que você crie, edite e exclua tipos de porta.
  • Vinculações. Este nó permite que você crie, edite e exclua vinculações.
  • Serviços. Este nó permite que você crie, edite e exclua serviços.
  • Elementos de extensibilidade. Este nó permite que você adicione os seguintes elementos de extensibilidade: tipos de link de parceiro, propriedades e apelidos de propriedade.

Alguns dos nós na visualização WSDL permitem que você adicione atributos de extensão. Clique com o botão direito do mouse no nó e escolha Adicionar atributo de extensão. Na caixa de diálogo Adicionar atributo, você pode especificar o nome e o namespace. Depois de adicionar o atributo, você pode especificar o valor na janela Propriedades. Para excluir o atributo, clique com o botão direito do mouse no nó e escolha Remover atributos.

Se clicar com o botão direito do mouse em um nó de componente e escolher Ir para > Código-fonte, a visualização Código-fonte aparecerá com o cursor posicionado no começo do bloco do componente.

início

Configurando o elemento raiz

O elemento raiz de um arquivo WSDL contém propriedades do nome do arquivo WSDL, o espaço de nome de destino, o espaço de nome padrão e prefixos de espaço de nome. Você pode usar o Editor WSDL para editar essas propriedades.

Para configurar o elemento raiz:

  1. Na visualização WSDL, selecione o nó raiz.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Edite o nome, o espaço de nome de destino e o espaço de nome padrão conforme necessário.
  4. Edite os valores dos prefixos de espaço de nome conforme necessário.

início

Importando esquemas XML usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para importar um ou mais arquivos do esquema XML para um arquivo WSDL.

Se um arquivo do esquema XML não puder ser importado, o arquivo é marcado na caixa de diálogo Adicionar importação. Esta situação pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • O arquivo do esquema XML já foi importado.
  • O namespace é incompatível com o arquivo WSDL que está fazendo a importação.

O Editor WSDL permite que você importe um arquivo do esquema XML que esteja em um projeto diferente. Para obter mais informações, consulte o tópico "Sobre referências de arquivo XML do projeto cruzado" na ajuda online do IDE.

Para importar um esquema XML:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Tipos e escolha Adicionar > Esquema
    A caixa de diálogo Adicionar importação é aberta.
  2. Na lista Local, expanda os nós Por arquivo ou Por espaço de nome para navegar até o arquivo do esquema XML e selecioná-lo.
  3. Clique em OK.
    O nó de importação do esquema aparece.

início

Adicionando esquemas in-line usando a visualização WSDL

O Editor WSDL fornece suporte para os tipos simples internos no Esquema XML W3C. Os tipos simples internos incluem tipos como string, data e inteiro.

Você pode definir seus próprios tipos de dados adicionando um esquema in-line. O Editor WSDL permite que você configure um ou mais elementos e tipos de esquema, e defina a estrutura dos elementos e tipos.

Para adicionar um esquema in-line:

  • Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Tipos e escolha Adicionar > Esquema in-line.
    O nó do esquema in-line aparece.

Para configurar as propriedades globais do esquema in-line:

  1. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  2. Selecione o nó do esquema in-line.
  3. Você pode realizar uma ou mais das seguintes tarefas opcionais:
    • Especificar uma ID exclusiva.
    • Especificar se os atributos declarados localmente devem ser qualificados com o prefixo de espaço de nome.
    • Especificar se os elementos declarados localmente devem ser qualificados com o prefixo de espaço de nome.
    • Especificar o valor padrão do atributo block, que controla o uso da substituição.
    • Especificar o valor padrão do atributo final, que controla o uso da derivação de tipo.
    • Especificar a versão do esquema.
    • Especificar o espaço de nome de destino do esquema.

Para definir a estrutura do esquema in-line:

  • Adicione um ou mais dos seguintes componentes do esquema XML conforme necessário. A interface é a mesma da visualização Esquema que aparece ao editar um esquema XML.
    • Tipos complexos
    • Tipos simples
    • Elementos
    • Atributos
    • Grupos de atributos
    • Grupo global

início

Importando arquivos WSDL usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para importar um ou mais arquivos WSDL para um arquivo WSDL.

Se um arquivo WSDL não puder ser importado, então o arquivo e o namespace do arquivo são marcados na caixa de diálogo Adicionar importação. Esta situação pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • O arquivo WSDL já foi importado.
  • O arquivo WSDL é o mesmo arquivo WSDL.
  • O namespace é incompatível com o arquivo WSDL que está fazendo a importação.

O Editor WSDL permite que você importe um arquivo WSDL que esteja em um projeto diferente. Para obter mais informações, consulte o tópico "Sobre referências de arquivo XML do projeto cruzado" na ajuda online do IDE.

Para importar um arquivo WSDL:

  1. Na visualização , clique com o botão direito do mouse no nó raiz e escolha Adicionar > Importar WSDL.
    A caixa de diálogo Adicionar importação é aberta.
  2. Na lista Local, expanda os nós Por arquivo ou Por espaço de nome para navegar até o arquivo WSDL e selecioná-lo.
  3. Clique em OK.
    O nó de importação WSDL aparece.

início

Configurando mensagens usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para criar, editar e excluir mensagens.

Em um arquivo WSDL, um tipo de porta contém uma ou mais operações relacionadas que o serviço Web pode realizar. Uma operação recebe uma mensagem, envia uma mensagem ou ambos.

Cada mensagem contém uma ou mais partes lógicas. Para cada parte, você deve especificar o nome e o tipo de conteúdo.

Se alterar o nome de uma mensagem ou parte, o Editor WSDL renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo. Para renomear todas as ocorrências em arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, clique com o botão direito do mouse no nó de componente e escolha Refatorar > Renomear.

Para criar uma mensagem:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Mensagens e escolha Adicionar mensagem.
    Um nó de mensagem aparece. A mensagem contém uma parte. O tipo da parte do conteúdo é indefinido.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. A propriedade Elemento ou Tipo especifica o tipo de conteúdo. Para definir o valor, clique no botão de reticências (...). A caixa de diálogo Elemento ou Tipo permite selecionar qualquer um dos tipos internos no Esquema XML W3C. Se você adicionou um esquema in-line ou importou um esquema, então, poderá selecionar um elemento tipo no esquema.

Para adicionar uma parte a uma mensagem:

  • Clique com o botão direito do mouse no nó da mensagem e escolha Adicionar > Parte.
    Um nó de parte é exibido. O tipo de conteúdo é indefinido.

Para alterar o nome de uma mensagem ou parte:

  1. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  2. Selecione a mensagem ou nó da parte.
  3. Defina a propriedade Nome como o novo nome.

Para excluir uma mensagem ou parte:

  1. Selecione a mensagem ou nó da parte.
  2. Pressione Excluir.

início

Configurando tipos de porta usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para criar, editar e excluir tipos de porta.

Em um arquivo WSDL, um tipo de porta contém uma ou mais operações relacionadas que o serviço Web pode realizar. Um exemplo de uma operação é GetQuote.

O Editor WSDL suporta as seguintes categorias de operações:

  • Solicitação-resposta. A operação recebe uma mensagem como entrada e envia uma mensagem como saída.
  • Unidirecional. A operação recebe uma mensagem como entrada.

Cada mensagem contém uma ou mais partes lógicas. Para cada parte, você deve especificar o nome e o tipo de conteúdo.

Se alterar o nome de um tipo de porta ou operação, o Editor WSDL renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo. Para renomear todas as ocorrências em arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, clique com o botão direito do mouse no nó de componente e escolha Refatorar > Renomear.

Para criar um tipo de porta:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Tipos de porta e escolha Adicionar tipo de porta.
    A caixa de diálogo Criar nova porta é exibida.
  2. Indique um nome para o tipo de porta.
  3. Indique um nome para a operação.
  4. Selecione a categoria da operação.
  5. Defina a mensagem que a operação recebe como entrada. Você pode criar uma mensagem do início, indicando um novo nome de mensagem na lista suspensa, ou pode seleciona uma mensagem existente na lista suspensa. Para uma nova mensagem, os botões Adicionar e Remover permitem adicionar e remover partes de mensagem.
  6. Se a operação for de solicitação-resposta, então, defina a mensagem que a operação enviará como saída.
  7. (Opcional) Se a operação for de solicitação-resposta, então, você pode definir uma mensagem que a operação enviada como uma falha.
  8. Clique em OK.
    Um nó de tipo de porta é exibido. O nó de tipo de porta contém um nó de operação. Se tiver criado uma ou mais mensagens, o nó de mensagem aparecerá. Além disso, um tipo de link de parceiro é criado automaticamente.

Para adicionar uma operação a um tipo de porta existente:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó do tipo de porta e escolha Adicionar operação.
    A caixa de diálogo Criar nova operação aparece.
  2. Indique um nome para a operação.
  3. Selecione a categoria da operação.
  4. Defina a mensagem que a operação recebe como entrada. Você pode criar uma mensagem do início, indicando um novo nome de mensagem na lista suspensa, ou pode seleciona uma mensagem existente na lista suspensa. Para uma nova mensagem, os botões Adicionar e Remover permitem adicionar e remover partes de mensagem.
  5. Se a operação for de solicitação-resposta, então, defina a mensagem que a operação enviará como saída.
  6. (Opcional) Se a operação for de solicitação-resposta, então, você pode definir uma mensagem que a operação enviada como uma falha.
  7. Clique em OK.
    Um nó de operação é exibido. Se tiver criado uma ou mais mensagens, o nó de mensagem aparecerá.

Para adicionar uma folha a uma operação de solicitação-resposta:

  1. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  2. Clique com o botão direito do mouse no nó da operação e escolha Adicionar > Falha.
    O nó de falha aparece.
  3. Defina a propriedade Message como a mensagem de falha.

Para alterar o nome de um tipo de porta ou operação:

  1. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  2. Selecione o tipo de porta ou o nó da operação.
  3. Defina a propriedade Nome como o novo nome.

Para alterar a ordem de parâmetros de uma operação:

  • A ordem de parâmetros destina-se ao uso com vinculações RPC.
  1. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  2. Selecione o nó de operação.
  3. Clique no botão de reticências (...) da propriedade Ordem de parâmetros.
    A caixa de diálogo Ordem de parâmetros aparece.
  4. Mova as partes da mensagem da lista Parâmetros disponíveis para a lista Parâmetros atuais.
  5. Organize as partes na ordem desejada.
  6. Clique em OK.

Para excluir um tipo de porta ou operação:

  1. Selecione o tipo de porta ou o nó da operação.
  2. Pressione Excluir.

início

Configurando vinculações usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para criar, editar e excluir vinculações.

exemplo de vinculação na visualização WSDL do editor WSDL

Em um arquivo WSDL, uma vinculação contém informações sobre protocolo e formato de dados de um tipo de porta.

A visualização WSDL fornece as seguintes abordagens:

  • Você pode criar rapidamente uma vinculação e um serviço partir de um tipo de porta existente.
  • Você pode criar a vinculação, serviço e seus subnós individualmente.

Se o nome de uma vinculação for alterado, o Editor WSDL renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo. Para renomear todas as ocorrências em arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, clique com o botão direito do mouse no nó da vinculação e escolha Refatorar > Renomear.

Para criar uma vinculação e um serviço a partir de um tipo de porta:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó do tipo de porta e escolha Adicionar > Vinculação e porta de serviço.
    A caixa de diálogo Gerar vinculação e porta de serviço é exibida.
  2. Indique um nome para a vinculação.
  3. Selecione o tipo de vinculação.
  4. Selecione o subtipo da vinculação. As opções variam dependendo do tipo de vinculação.
  5. Indique um nome para o serviço.
  6. Indique um nome para a porta.
  7. Clique em OK.
    Um nó de vinculação e um nó de serviço são exibidos.
    O nó de vinculação contém um elemento de extensibilidade (por exemplo, file:binding) que identifica o tipo de vinculação. O nó de vinculação também contém um ou mais nós de operação.
    O nó de serviço contém um nó de porta. O nó da porta contém um elemento de extensibilidade de endereço (por exemplo, file:address).
  8. Para obter informações sobre como configurar os elementos de extensibilidade da vinculação e do serviço, consulte o guia de usuário do componente de vinculação apropriado.

Para criar uma vinculação individualmente:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Vinculações e escolha Adicionar vinculação.
    Um nó de vinculação é exibido.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Selecione o nó da vinculação.
  4. (Opcional) Altere o valor da propriedade Name.
  5. Defina a propriedade Tipo do tipo de porta ao qual a vinculação fará referência.
  6. Clique com o botão direito do mouse no nó de vinculação, aponte para Adicionar, e escolha o tipo de vinculação desejado (por exemplo, Vinculação de arquivo).
    Um nó que identifica o tipo de vinculação aparece.
  7. Clique com o botão direito do mouse no nó da vinculação e escolha Adicionar > Operação de vinculação.
  8. Se o tipo de porta da vinculação tiver mais de uma operação, a caixa de diálogo Selecionar operação será exibida. Escolha uma ou mais operações e clique em OK.
    Um ou mais nós de operação são exibidos.
  9. Para obter informações sobre como configurar os elementos de extensibilidade de endereço, consulte o guia do usuário do componente de vinculação apropriado.

Para executar uma vinculação:

  1. Selecione o nó da vinculação.
  2. Pressione Excluir.

início

Configurando serviços usando a visualização WSDL

Você pode usar o Editor WSDL para criar, editar e excluir serviços.

exemplo de serviço na visualização WSDL do editor WSDL

Em um arquivo WSDL, um serviço consistem em uma ou mais portas relacionadas. Cada porta associa uma vinculação a um endereço da rede, definindo, portanto, um ponto final individual que o cliente pode acessar.

A visualização WSDL fornece as seguintes abordagens:

  • Você pode criar rapidamente uma vinculação e um serviço partir de um tipo de porta existente.
  • Você pode criar a vinculação, serviço e seus subnós individualmente. Antes de configurar a porta do serviço, você deve criar a vinculação.

Para criar uma vinculação e um serviço a partir de um tipo de porta:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó do tipo de porta e escolha Adicionar > Vinculação e porta de serviço.
    A caixa de diálogo Gerar vinculação e porta de serviço é exibida.
  2. Indique um nome para a vinculação.
  3. Selecione o tipo de vinculação.
  4. Selecione o subtipo da vinculação. As opções variam dependendo do tipo de vinculação.
  5. Indique um nome para o serviço.
  6. Indique um nome para a porta.
  7. Clique em OK.
    Um nó de vinculação e um nó de serviço são exibidos.
    O nó de vinculação contém um elemento de extensibilidade (por exemplo, file:binding) que identifica o tipo de vinculação. O nó de vinculação também contém um ou mais nós de operação.
    O nó de serviço contém um nó de porta. O nó da porta contém um elemento de extensibilidade de endereço (por exemplo, file:address).
  8. Para obter informações sobre como configurar os elementos de extensibilidade da vinculação e do serviço, consulte o guia de usuário do componente de vinculação apropriado.

Para criar um serviço individualmente:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó Serviços e escolha Adicionar serviço.
    Um nó de serviço aparece.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Selecione o nó do serviço.
  4. (Opcional) Altere o valor da propriedade Name.
  5. Clique com o botão direito do mouse no nó do serviço e escolha Adicionar > Porta do serviço.
    Um nó de porta é exibido.
  6. Selecione o nó da porta.
  7. (Opcional) Altere o valor da propriedade Name.
  8. Defina a propriedade Vinculação como a vinculação desejada.
  9. Clique com o botão direito do mouse no nó da porta e adicione o elemento de extensibilidade de endereço (por exemplo, Endereço do arquivo).
  10. Para obter informações sobre como configurar o elemento de extensibilidade de endereço, consulte o guia do usuário do componente de vinculação apropriado.

Para excluir um serviço ou porta:

  1. Selecione o serviço ou nó da porta.
  2. Pressione Excluir.

início

Configurando tipos de link de parceiro usando a visualização WSDL

Um tipo de link de parceiro caracteriza a relação interativa entre dois serviços. Um tipo de link de parceiro pode ter uma ou duas funções.

  • Se um link de parceiro possui uma função, então o relacionamento envolve um serviço que pretende interagir com qualquer outro serviço, sem colocar quaisquer requisitos no outro serviço.
  • Se um link de parceiro possui duas funções, então o relacionamento envolve serviços e dois pontos.

Uma função descreve o papel de um parceiro no relacionamento. Por exemplo, em um cenário de compra, o tipo de link de parceiro teria duas funções: Comprador e Vendedor.

Uma função deve especificar o tipo de porta que o serviço usará para receber mensagens.

Para adicionar um tipo de link de parceiro automaticamente

  1. Ao realizar uma das tarefas abaixo, um tipo de link de parceiro é automaticamente gerado. O tipo de link de parceiro possui uma função padrão.
    • Criar um arquivo WSDL a partir do zero.
    • Criar um tipo de porta.
  2. (Opcional) Para adicionar uma segunda função, adote o seguinte procedimento:
    1. Clique com o botão direito do mouse no nó do tipo de link de parceiro e escolha Adicionar > Função.
    2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
    3. Selecione a função.
    4. (Opcional) Altere o nome padrão.
    5. Especifique o tipo de porta.

Para adicionar um tipo de link de parceiro manualmente:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó raiz e escolha Adicionar > PartnerLinkType.
    Um nó de tipo de link de parceiro aparece no nó Elementos de extensibilidade. O tipo de link de parceiro possui uma função padrão.
  2. (Opcional) Para adicionar uma segunda função, clique com o botão direito do mouse no nó do tipo de link de parceiro e escolha Adicionar > Função.
  3. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  4. Para cada função, execute os seguintes procedimentos:
    1. Selecione a função.
    2. (Opcional) Altere o nome padrão.
    3. Especifique o tipo de porta.

início

Configurando propriedades e alias de propriedade usando a visualização WSDL

O mecanismo de serviço BPEL usa um mecanismo chamado correlação para controlar as várias trocas de mensagens de longa duração que geralmente acontecem entre um processo BPEL e os serviços de parceiros.

O procedimento de ativação da correlação em um processo BPEL inclui as seguintes etapas iniciais, que devem ser realizadas no arquivo WSDL:

  • Defina uma ou mais propriedades no arquivo WSDL.
    Uma propriedade cria uma associação entre dados empresariais e um nome que pode desempenhar um papel importante no contexto global do processo BPEL. Cada propriedade consiste em um nome globalmente exclusivo (por exemplo, claimNumberProperty) e um tipo (por exemplo, xsd:string).
  • Defina o alias de propriedade no arquivo WSDL.
    Um alias de propriedade mapeia uma propriedade específica para um atributo ou elemento específico em uma parte da mensagem. Ao criar um alias de propriedade, você deve especificar a propriedade e a mensagem.

Depois de realizar essas etapas no arquivo WSDL, você pode criar um conjunto de correlações no processo BPEL. O conjunto de correlações faz referência a uma ou mais propriedades. O conjunto de correlações pode então ser usado por atividades de mensagem (Chamar, Responder e Receber) e pelas ramificações onMessage dos elementos Selecionar.

  • Você também pode usar o Navegador do BPEL Designer para adicionar propriedades e alias de propriedade a um arquivo WSDL. Para obter mais informações, consulte o tópico "Adicionando propriedades e alias de propriedade a arquivos WSDL usando o navegador" na ajuda online do IDE.

Para adicionar uma propriedade a um arquivo WSDL:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó raiz e escolha Adicionar > Propriedade.
    Um nó de propriedade aparece no nó Elementos de extensibilidade.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Selecione o nó de propriedade.
  4. Defina o nome da propriedade.
  5. Você pode definir a propriedade Elemento ou Tipo como um tipo simples interno, como string ou data. Se você adicionou um esquema in-line ou importou um esquema, então poderá selecionar um tipo no esquema.

Para adicionar um alias de propriedade a um arquivo WSDL:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no nó raiz e escolha Adicionar > Alias de propriedade.
    Um alias de propriedade aparece no nó Elementos de extensibilidade.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Selecione o nó de alias de propriedade.
  4. Especifique os valores das propriedades propertyName e ElementOrTypeOrMessagePart. Essas propriedades permitem mapear dados de uma mensagem em um valor de propriedade.
  5. Para adicionar uma consulta, clique com o botão direito do mouse no nó do alias de propriedade e escolha Adicionar > consulta.
    Um nó de consulta aparece. O nó de consulta permite que você defina a linguagem da consulta e o texto da consulta.

início

Localizando usos de componentes WSDL

Você pode determinar rapidamente onde um componente WSDL é usado no arquivo WSDL.

Para localizar os usos de um componente WSDL:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Localizar usos.
    A janela Usos de se abre na parte inferior do IDE. A janela possui três partes:
    • Barra de ferramentas Os botões da barra de ferramentas permitem atualizar as informações na janela, expandir e recolher nós no painel da árvore e percorrer os usos encontrados.
    • Painel de árvore O painel da árvore contém nós dos resultados da consulta.
    • Painel gráfico. O painel gráfico mostra uma representação gráfica dos resultados.
  2. Para diminuir o zoom, clique com o botão direito do mouse no gráfico e arraste para cima. Para aumentar o zoom, clique com o botão direito do mouse no gráfico e arraste para baixo.
  3. Para obter um efeito panorâmico, clique e arraste em qualquer direção.
  4. Para arrastar um nó, clique e arraste o nó.

início

Adicionando documentação

Você pode adicionar a documentação a qualquer elemento de linguagem WSDL.

Para adicionar documentação:

  1. Na visualização WSDL, clique com o botão direito do mouse em um elemento e escolha Adicionar > Documentação.
    Um nó de documentação é exibido.
  2. Se a janela Propriedades não estiver visível, escolha Janela > Propriedades.
  3. Selecione o nó de documentação.
  4. Insira o texto da documentação.

início

Usando Localizar na visualização Esquema

Você pode procurar componentes WSDL no arquivo WSDL atual.

Você também pode definir o tipo de localização a ser realizada:

  • Quando selecionado, a ação de localização se inicia a partir do componente selecionado mais recentemente na visualização Esquema.
  • Usar expressão regular. Quando selecionado, a sentença inserida no campo de texto é tratada como uma expressão regular, com distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Para obter mais informações sobre expressões regulares, consulte o tópico "Expressões regulares para localização e substituição de texto" na ajuda online do IDE.

Para procurar componentes WSDL:

  1. No menu principal do IDE, escolha Editar > Localizar. Você também pode pressionar Ctrl-F.
    A barra Localizar se abre na parte inferior da visualização Esquema.
  2. Na caixa Localizar, clique no ícone da lente de aumento e selecione o tipo de pesquisa que você deseja realizar: Nome de componente, Tipo de componente, Declaração de atributo ou Valor de atributo.
  3. Se você quiser localizar correspondências a partir de um ponto específico, selecione um componente na visualização WSDL, clicando no ícone da lente de aumento e selecionando Pesquisar seleção.
  4. Se você quiser usar uma expressão regular, clique no ícone da lente de aumento e selecione Usar expressão regular.
  5. Na caixa Localizar, digite o texto ou a expressão regular e pressione Enter.
    O IDE encontra os componentes correspondentes e realça as correspondências na visualização Esquema.
  6. Para percorrer os componentes correspondentes, use os botões Localizar próximo e Localizar anterior.

Para limpar os realces após uma pesquisa:

  • Na barra Localizar, clique em Limpar.
    Os realces são removidos da visualização Esquema.

início

Visualização Parceiro

A visualização Parceiro do Editor WSDL representa os elementos abstratos de um arquivo WSDL como interações entre parceiros.

Os elementos abstratos inclui tipos de link de parceiro, funções, tipos de porta, operações e mensagens.

Um tipo de link de parceiro caracteriza a relação interativa entre dois serviços. Uma função descreve o papel de um serviço no relacionamento. Um tipo de link de parceiro pode ter uma ou duas funções.

  • Cliente/Servidor. Neste tipo de interação, o tipo de link de parceiro possui uma função. A função representa o servidor. O servidor pode ser chamado por um ou mais clientes não-especificados.
  • Ponto a ponto. Neste tipo de interação, o tipo de link do parceiro possui duas funções. Cada função representa um serviço de ponto.

Uma função deve especificar o tipo de porta que o serviço usará para receber mensagens. Um tipo de porta contém uma ou mais operações relacionadas que o serviço Web pode realizar. O Editor WSDL suporta as seguintes categorias de operações:

  • Solicitação-resposta. A operação recebe uma mensagem como entrada e envia uma mensagem como saída.
  • Unidirecional. A operação recebe uma mensagem como entrada.

Os elementos concretos de um arquivo WSDL (ou seja, vinculações e serviços) descrevem como chamar a funcionalidade definida pelos elementos abstratos. Criar um arquivo WSDL que contenha somente elementos abstratos é uma abordagem de design eficaz. Você pode definir os elementos controles no tempo de deployment usando o editor CASA (Composite Application Service Assembly). Por tanto, se você precisar altear as vinculações em algum momento, faça isso sem modificar o projeto.

início

Estratégias para definir os elementos abstratos

Na visualização Parceiro do Editor WSDL, você pode definir os elementos abstratos, iniciando com as interações de parceiro ou iniciando com as mensagens que são trocadas pelos parceiros.

Para definir os elementos abstratos iniciando com as interações de parceiro:

  1. Crie um tipo de link de parceiro. O tipo de link de parceiro contém uma função padrão, que aparece à direita. Se você quiser definir uma interação ponto a ponto, então deverá adicionar uma segunda função à esquerda.
  2. Escolha ou crie os tipos de porta e operações.
  3. Crie as mensagens que serão enviadas de um parceiro para outro.
  4. Atribua as mensagens às operações do tipo de link de parceiro.
  5. Especifique tipos de dados das partes da mensagem. Observe que você pode criar ou importar um esquema XML usando a janela Navegador, e, em seguida, arrastar os elementos ou tipos do esquema para as mensagens.

Para definir os elementos abstratos iniciando com as mensagens:

  1. Crie ou importe um esquema XML usando a janela Navegador.
  2. Crie as mensagens que serão enviadas de um parceiro para outro. Observe que você pode arrastar os elementos ou tipos do esquema da janela Navegador para as mensagens.
  3. Crie um tipo de link de parceiro. O tipo de link de parceiro contém uma função padrão, que aparece à direita. Se você quiser definir uma interação ponto a ponto, então deverá adicionar uma segunda função à esquerda.
  4. Escolha ou crie os tipos de porta e operações.
  5. Atribua as mensagens às operações do tipo de link de parceiro.

início

Layout da visualização Parceiro

A visualização Parceiro do Editor WSDL possui os seguintes componentes:

  • A barra de ferramentas do se encontra na parte superior da visualização, logo abaixo da guia do arquivo do esquema XML.
  • Área Tipos de link de parceiro. Contém uma caixa de configuração para cada tipo de link de parceiro no arquivo WSDL.
  • Área de mensagens. Contém uma caixa de configuração para cada mensagem no arquivo WSDL.
  • Paleta. Contém o tipo de link de parceiro, operação e ícones de mensagem. Para exibir a Paleta, escolha Janela > Paleta no menu principal do IDE.

Você pode expandir ou recolher as caixas de configuração. Quando uma caixa está recolhida, clique na seta para baixo para expandir a caixa. Quando uma caixa está expandida, clique na seta para cima para recolher a caixa.

A janela Navegador oferece uma visualização compacta do arquivo selecionado atualmente e simplifica a navegação entre diferentes partes do arquivo. Para arquivos WSDL, o Navegador possui suas visualizações: WSDL e XML.

A visualização WSDL da janela Navegador é idêntica à visualização WSDL do Editor WSDL.

Visualização WSDL da janela Navegador

A visualização XML usa uma estrutura em árvore para representar as marcas XML no arquivo WSDL.

Visualização XML da janela Navegador

Para exibir o Navegador, escolha Janela > Navegador no menu principal do IDE.

início

Navegando na visualização Parceiro

Você pode realizar as seguintes tarefas na barra de ferramentas da visualização Parceiro:

Barra de ferramentas da visualização Parceiro

  • Definir a ampliação. A ampliação mais baixa é 33%. A ampliação mais alta é 200%.
    • Para definir a ampliação para que o diagrama inteiro caiba na área visualizável, clique no ícone Ajustar diagrama.
    • Para definir a ampliação de forma que a largura do diagrama caiba na área visualizável, clique no ícone Ajustar largura.
    • Para definir a ampliação para 100%, clique no ícone 100%.
    • Para definir a ampliação para uma porcentagem predefinida, selecione a porcentagem na caixa suspensa.
    • Para definir a ampliação para qualquer valor entre 33 e 200, indique a porcentagem na caixa suspensa.
    • Para aumentar a ampliação, clique no ícone Mais zoom.
    • Para diminuir a ampliação, clique no ícone Menos zoom.
  • Mostrar ou ocultar os tipos de link de parceiro.
  • Mostrar ou ocultar as mensagens.
  • Analisar o arquivo WSDL. A ferramenta de validação verifica se existem problemas de sintaxe e semântica no arquivo WSDL. A janela Saída exibe os erros ou os avisos.

Se clicar com o botão direito do mouse em um nó de componente e escolher Ir para origem, a visualização Código-fonte aparecerá com o cursor posicionado no começo do bloco do componente.

Se você clicar com o botão direito do mouse em um componente e ir escolher Ir para > WSDL, a visualização WSDL aparece com o nó apropriado realçado.

Depois de realizar uma ação na visualização Parceiro, você pode reverter a ação escolhendo Editar > Desfazer (Ctrl-Z) no menu principal do IDE. Você pode reverter um comando Desfazer escolhendo Editar > Refazer (Ctrl-Y) no menu principal do IDE.

Você pode imprimir o conteúdo da visualização Parceiro usando o recurso de impressão padrão do IDE.

início

Criando tipos de link de parceiro usando a visualização Parceiro

A área Tipos de link de parceiro na visualização Parceiro contém uma caixa de configuração para cada tipo de link de parceiro no arquivo WSDL.

caixa de configuração de um tipo de link de parceiro
Clique para ampliar

Um tipo de link de parceiro pode ter uma ou duas funções. A primeira função aparece no lado direito da caixa de configuração. Se incluída, a segunda função aparece no lado esquerdo da caixa de configuração.

O tipo de porta da função aparece abaixo da função. Um tipo de porta possui uma ou mais operações, que são ilustradas na área abaixo dos tipos de porta. Uma seta horizontal sólida indica uma mensagem de entrada. Uma linha tracejada horizontal indica uma mensagem de saída.

Se a operação for de solicitação-resposta, então você pode opcionalmente adicionar uma falha. Uma seta tracejada horizontal indica uma mensagem de falha.

  • A caixa de configuração parece um diagrama de seqüência em UML (Unified Modeling Language).

Os tipos de link de parceiro dos arquivos WSDL não aparecem na visualização Parceiro.

Para criar um tipo de link de parceiro com uma função:

  • Se o arquivo WSDL contiver um tipo de porta que não seja associado ao tipo do link de parceiro, aparece o botão Criação automática na área Tipos de link de parceiro. Para gerar um tipo de link de parceiro que faça referências ao tipo de porta, clique em Criação automática.
  1. Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Clique em Adicionar tipo de link de parceiro.
    • Arraste o ícone Tipo de link de parceiro da Paleta para uma parte vazia da área Tipo de link de parceiro.
    • Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área Tipo de link de parceiro e escolha Adicionar Tipo de link de parceiro.
    A caixa de configuração do tipo de link de parceiro aparece. O tipo de link de parceiro contém uma função padrão.
  2. No lado direito da caixa de configuração, especifica o tipo de porta que o serviço usará para receber mensagens. Para criar um novo tipo de porta, clique duas vezes em Indicar ou selecionar um tipo de porta e indique o nome. Para usar um tipo de porta existente, clique em Indicar ou selecionar um tipo de porta e selecione o tipo de porta no menu suspenso.
  3. Se você criou um novo tipo de porta, ou se quiser adicionar uma ou mais operações a um tipo de porta existente, faça os seguinte:
    1. Arraste uma ou mais operações da Paleta para a linha vertical tracejada que se estende abaixo do tipo de porta.
    2. Para cada operação, selecione as mensagens. Você pode clicar duas vezes em <Nenhuma mensagem selecionada> e selecionar uma mensagem na lista suspensa. Como alternativa, você pode arrastar uma mensagem da janela Navegador para <Sem mensagem selecionada>.

Para adicionar uma segunda função a um tipo de link de parceiro:

  1. No lado esquerdo da caixa de configuração, clique duas vezes em [Parceiro externo] e indique o nome da função.
  2. No lado esquerdo da caixa de configuração, especifique o tipo de porta que o serviço usará para receber mensagens. Para criar um novo tipo de porta, clique duas vezes em Indicar ou selecionar um tipo de porta e indique o nome. Para usar um tipo de porta existente, clique em Indicar ou selecionar um tipo de porta e selecione o tipo de porta no menu suspenso.
  3. Se você criou um novo tipo de porta, ou se quiser adicionar uma ou mais operações a um tipo de porta existente, faça os seguinte:
    1. Arraste uma ou mais operações da Paleta para a linha vertical tracejada que se estende abaixo do tipo de porta.
    2. Para cada operação, selecione as mensagens. Você pode clicar duas vezes em <Nenhuma mensagem selecionada> e selecionar uma mensagem na lista suspensa. Como alternativa, você pode arrastar uma mensagem da janela Navegador para <Sem mensagem selecionada>.

Para adicionar uma folha a uma operação de solicitação-resposta:

  1. Clique com o botão direito do mouse no nome e escolha Adicionar falha.
    A falha aparece.
  2. Clique duas vezes em <Nenhuma mensagem selecionada>.
  3. Selecione a mensagem de falha.

início

Editando tipos de link de parceiro usando a visualização Parceiro

A área Tipos de link de parceiro na visualização Parceiro permite que você modifique ou exclua os tipos de link de parceiro, funções, tipos de porta e operações em um arquivo WSDL.

Para alterar o nome de um tipo de link de parceiro, função, tipo de porta ou operação:

  • Este procedimento renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL. Se você quiser renomear todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL e todos os arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, então clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Refatorar > Renomear.
  1. Clique duas vezes no nome do tipo de link de parceiro, nome de função, nome de tipo de porta ou nome de operação.
  2. Altere o nome.
  3. Pressione Enter.

Para excluir uma operação:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione a operação e pressione Excluir.
    • Clique com o botão direito do mouse na operação e escolha Excluir no menu pop-up.

Para excluir um tipo de porta:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione o tipo de porta e pressione Excluir.
    • Clique com o botão direito do mouse no tipo de porta e escolha Excluir no menu pop-up.
    A área do tipo de porta da caixa de configuração é alterada para um estado desconfigurado.

Para excluir uma função:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione a função e pressione Excluir.
    • Clique com o botão direito do mouse na função e escolha Excluir no menu pop-up.
    A área de função da caixa de configuração é alterada para um estado desconfigurado.

Para excluir um tipo de link de parceiro:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione a caixa de configuração do tipo de link de parceiro e pressione Excluir.
    • Clique com o botão direito do mouse na caixa de configuração do tipo de link de parceiro e escolha Excluir no menu pop-up.

início

Criando mensagens usando a visualização Parceiro

A área Mensagens na visualização Parceiro contém uma caixa de configuração para cada mensagem no arquivo WSDL.

caixas de configuração de duas mensagens

Em um arquivo WSDL, um tipo de porta contém uma ou mais operações relacionadas que o serviço Web pode realizar. Uma operação recebe uma mensagem, envia uma mensagem ou ambos.

Cada mensagem contém uma ou mais partes lógicas. Para cada parte, você deve especificar o nome e o tipo de conteúdo.

Para criar uma mensagem:

  1. Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Clique em Adicionar mensagem.
    • Arraste o ícone Mensagem da Paleta para uma parte vazia da área Mensagem.
    • Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área Mensagens e escolha Adicionar mensagens.
    A caixa de configuração da mensagem aparece. A mensagem contém uma parte. O tipo da parte do conteúdo é indefinido.
  2. Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Na coluna Elemento da parte ou Tipo, clique no botão de reticências (...). Selecione qualquer um dos tipos internos no Esquema XML W3C. Se você adicionou um esquema in-line ou importou um esquema, então, poderá selecionar um elemento tipo no esquema. Clique em OK.
    • Arraste um elemento ou tipo da janela Navegador para a coluna Elemento da parte ou Tipo.

Para adicionar uma parte a uma mensagem:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Clique em Adicionar parte.
      Uma nova linha aparece. O tipo de conteúdo é definido como xs:string.
    • Clique com o botão direito do mouse na caixa de configuração e escolha Adicionar parte no menu pop-up.
      Uma nova linha aparece. O tipo de conteúdo é indefinido.
    • Arraste um elemento ou tipo da janela Navegador para a caixa de configuração da mensagem, e acima ou abaixo da linha existente.
      Uma nova linha aparece. O tipo de conteúdo é definido para o elemento ou tipo que você selecionou.

início

Editando mensagens usando a visualização Parceiro

A área Mensagens na visualização Parceiro permite que você modifique ou exclua as mensagens em um arquivo WSDL.

Para alterar o nome de uma mensagem:

  • Este procedimento renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL. Se você quiser renomear todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL e todos os arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, então clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Refatorar > Renomear.
  1. Clique duas vezes no nome da mensagem.
  2. Altere o nome.
  3. Pressione Enter.

Para alterar o nome de uma parte:

  • Este procedimento renomeará todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL. Se você quiser renomear todas as ocorrências no mesmo arquivo WSDL e todos os arquivos XSD, WSDL e BPEL associados, então clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Refatorar > Renomear.
  1. Na coluna Nome da parte, clique duas vezes no nome da parte.
  2. Altere o nome.
  3. Pressione Enter.

Para alterar o tipo de conteúdo de uma parte:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Na coluna Elemento da parte ou Tipo, clique no botão de reticências (...). Selecione qualquer um dos tipos internos no Esquema XML W3C. Se você adicionou um esquema in-line ou importou um esquema, então, poderá selecionar um elemento tipo no esquema. Clique em OK.
    • Arraste um elemento ou tipo da janela Navegador para a coluna Elemento da parte ou Tipo.

Para excluir uma parte:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione a parte e pressione Excluir.
    • Selecione a parte e clique em Remover parte.
    • Clique com o botão direito do mouse na parte e escolha Excluir no menu pop-up.

Para excluir uma mensagem:

  • Adote um dos seguintes procedimentos:
    • Selecione a caixa de configuração da mensagem e pressione Excluir.
    • Clique com o botão direito do mouse na caixa de configuração da mensagem e escolha Excluir no menu pop-up.

início

Trabalhando com arquivos WSDL

Criando um arquivo WSDL do início

Quando você cria um arquivo WSDL a partir do zero, o assistente contém três páginas que você pode preencher.

  • A página Nome e Localização solicita que você indique informações básicas sobre o arquivo WSDL .
  • A página Configuração abstrata solicita que você defina o tipo de porta, a operação e as mensagens.
  • A página Configuração concreta solicita que você defina a vinculação, o serviço e a porta.

Você não precisa completar as três páginas. Você pode preencher a página Nome e localização e clicar em Terminar. Ou pode preencher a página Nome e localização e a página Configuração abstrata e clicar em Terminar.

Para criar um arquivo WSDL a partir do zero:

  1. Na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó Arquivos do processo e escolha Novo > Documento WSDL.
  2. Na página do assistente para Nome e localização, adote o seguinte procedimento:
    1. Indique um nome par o arquivo O nome deve estar em conformidade com as regras do tipo de dados NCName. Você não pode inserir um nome que já exista no projeto.
    2. (Opcional) Altere a pasta padrão clicando em Explorar e selecionando a nova pasta.
    3. Insira o espaço de nome de destino do arquivo WSDL. O espaço de nome de destino aparecerá no elemento raiz.
    4. Especifique os arquivos do esquema XML que desejar importar.
    5. Se você quiser configurar as informações abstratas e concretas no assistente, clique em Próximo. Caso contrário, clique em Terminar.
  3. Na página do assistente Configuração abstrata, adote o seguinte procedimento:
    1. Indique um nome para o tipo de porta.
    2. Indique um nome para a operação.
    3. Selecione a categoria da operação.
    4. Defina a mensagem que a operação recebe como entrada.
    5. Se a operação for de solicitação-resposta, então, defina a mensagem que a operação enviará como saída.
    6. (Opcional) Se a operação for de solicitação-resposta, então, você pode definir uma mensagem que a operação enviada como uma falha.
    7. Se você deseja configurar as informações concretas do assistente, clique em Próximo. Caso contrário, clique em Terminar.
  4. Na página do assistente Configuração concreta, adote o seguinte procedimento:
    1. Indique um nome para a vinculação.
    2. Selecione o tipo de vinculação.
    3. Selecione o subtipo da vinculação. As opções variam dependendo do tipo de vinculação.
    4. Indique um nome para o serviço.
    5. Indique um nome para a porta.
    6. Clique em Terminar.
    O arquivo WSDL é criado. O Editor WSDL aparece na visualização WSDL.
  • Se você criou uma vinculação SOAP, o nó soap:address da porta inclui uma propriedade Location. A propriedade Location especifica o endereço da porta. O assistente gera um valor fictício para a propriedade Location. A propriedade de localização deve ser exclusiva; ou seja, o valor não deve estar em conflito com quaisquer outros arquivos WSDL que estejam implantados no mesmo servidor da aplicação.

início

Criando um arquivo WSDL com base em um arquivo WSDL existente

Em vez de criar um arquivo WSDL a partir do zero, você pode criar um arquivo WSDL baseado em um arquivo WSDL existente.

Para criar um arquivo WSDL com base em um arquivo WSDL existente:

  1. Na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó Arquivos do processo e escolha Novo > Outro.
  2. Na página do assistente Escolher tipo de arquivo, adote o seguinte procedimento:
    1. Na lista Categorias, selecione o nó XML.
    2. Na lista Tipos de arquivos, selecione o nó Documento(s) WSDL externo(s).
    3. Clique em Próximo.
  3. Na página do assistente Especificar local do recurso, adote um dos seguintes procedimentos:
    • Para criar um arquivo WSDL com base em um serviço em execução:
      1. Selecione o botão Do URL.
      2. Insira a URL do arquivo WSDL do serviço.
      3. Clique em Terminar.
    • Para criar um arquivo WSDL usando um arquivo WSDL existente no sistema de arquivos local:
      1. Selecione o botão Do sistema de arquivos local.
      2. Especifique a pasta onde o arquivo WSDL está localizado.
      3. Clique em Terminar.
    O arquivo WSDL é criado. O Editor WSDL aparece na visualização WSDL.

início

Tipo de dados NCNAME

O esquema XML inclui um tipo de dados chamado NCName. Qualquer nome que tenha o tipo de dados NCName deve estar em conformidade com as seguintes regras:

  • O nome deve começar com uma letra ou sublinhado (_).
  • Os caracteres válidos para o restante do nome são:
    • Letras
    • Dígitos
    • Ponto (.)
    • Hifen (-)
    • Sublinhado (_)

início

Usando refatoração para renomear ou excluir componentes WSDL

Você pode realizar a refatoração usando as seguintes abordagens:

  • Renomear. Permite que você renomeie todas as ocorrências nos arquivos XSD, WSDL e BPEL associados.
  • Excluir com segurança. Permite que você procure as referências ao componente antes de realizar a execução.
  • Desfazer. Após realizar uma ação de refatoração Renomear ou Excluir com segurança, você pode desfazer essa ação.
  • Refazer. Após desfazer uma ação de refatoração Renomear ou Excluir com segurança, você pode refazer essa ação.

Menu que mostra as opções de refatoração

Você também pode renomear um componente alterando o valor da propriedade Nome. O Editor WSDL renomeia todas as ocorrências no mesmo arquivo, mas não em outros arquivos.

início

Validando arquivos WSDL

O Editor WSDL inclui uma ferramenta de validação. A ferramenta de validação verifica se existem problemas de sintaxe e semântica no arquivo WSDL.

Para validar um arquivo WSDL:

  1. Exibe qualquer uma das visualizações no Editor WSDL.
  2. Na barra de ferramentas, clique no botão Validar XML.
    A janela Saída exibe os erros ou os avisos.

início

Veja também



>> Mais documentação do SOA


início

Bookmark this page

del.icio.us furl simpy slashdot technorati digg
Companion
Projects:
MySQL Database Server   Open JDK: an Open SourceJDK   GlassFish Community: an Open Source Application Server    Mobile & Embedded Community    Open Solaris   java.net - The Source for Java Technology Collaboration   Virtual Box - full virtualizer  Open ESB - The Open Enterprise Service Bus Powered by