corner imagecorner image
FeaturesPluginsDocs & SupportCommunityPartners

Guia do desenvolvedor para BPEL Designer

Registro e alerta

O mecanismo de serviço BPEL da Sun fornece a habilidade de rastrear os valores da mensagem ou da expressão durante a execução do processo. O recurso Registro e alerta usa o mecanismo de extensão WS-BPEL padrão. Registro e alerta é aceito para quase todas as atividades BPEL

O IDE oferece a habilidade de definir o registro e o alerta das atividades do processo. O registro é usado para escrever valores de expressão especificados ou informações de referência de ponto final de link para o registro do servidor. O recurso de alerta permite que você receba um alerta com essa informação. Depois que você define as condições de registrou ou de alerta e o processo BPEL for executado, os valores de expressão especificados são gravados no arquivo de registro do servidor ou um alerta é enviado para o usuário, dependendo do nível do registro.

O registro e o alerta são definidos no mapeador Registro. O mapeador Registro está disponível como uma aba na visualização Design ou Código-fonte do processo BPEL.

Definindo o registro

Ao definir o registro para uma atividade, você pode rastrear o valor dos seguintes componentes :

  • Variável
  • Parte
  • Expressão

Nos mapeamentos, você pode usar uma ou mais funções XPath na barra de menus.

Para registrar o valor da variável:

  1. No diagrama, selecione uma atividade. O registro será realizado em conexão com a execução da atividade.
  2. Vá para a aba Registro do editor BPEL. O mapeador Registro se abre. Você também pode abrir o mapeador Registro, clicando com o botão direito do mouse na atividade e escolhendo Ir para > Registro (Alt-L).
  3. No painel da árvore de origem, expanda a árvore de variáveis até que a variável a ser rastreada esteja visível.
  4. No painel da árvore de destino, expanda o nó da atividade. Os nós que designam o momento do registro se tornam disponíveis.
  5. Escolha quando a entrada do registro deve ser feita e expanda o nó apropriado:
    • LOG_onStart. O valor da variável é gravado no registro quando a atividade se inicia.
    • LOG_onComplete. O valor da variável é gravado no registro quando a execução da atividade está concluída.
  6. Defina o nível de registro. Arraste a conexão da variável a ser rastreada para o nó apropriado no painel da árvore de destino. Os níveis de registro seguintes estão disponíveis:
    • Grave
    • Aviso
    • Informação
    • Configuração
    • Bom
    • Melhor

      Para pesquisar um valor registrado no arquivo de registro, você pode concatenar o valor com a literal string como mostrado na figura abaixo.

      Mapeador Registro

      Na visualização Design, aparece um ícone pequeno ao lado da atividade que possui o registro definido. Clicando no ícone você pode alternar para o mapeador Registro.

      Ícone Registro

    A entrada no registro será feita somente se o nível de registro definido para a variável corresponder ao nível de registro especificado para o BPEL SE no servidor da aplicação.

Para definir o nível de registro do BPEL SE:

Para especificar o nível de registro do BPEL SE, o Console Admin do servidor da aplicação é usado.

  1. Na janela Serviços, expanda o nó Servidores. Garanta que o servidor da aplicação GlassFish está sendo executado. Ele precisa ter um emblema de seta verde ao lado dele. Se o servidor não estiver em execução, clique com o botão direito do mouse no nome do servidor e escolha Iniciar no menu de contexto.
  2. Abra o Console Admin em seu navegador. Para fazer isso, siga as etapas:
    • Clique com o botão direito do mouse no nó do servidor da aplicação GlassFish V2, e escolha Propriedades no menu de contexto. A janela Servidores se abre. No painel Servidores, GlassFish V2 deve ser selecionado.
    • Na aba Conexão, copie o conteúdo do campo Localização (por padrão é localhost:4848).
    • Cole a string no navegador e pressione Enter. O Console Admin do servidor da aplicação Sun Java System se abre na janela do navegador.
  3. Faça logon no Console Admin usando seu nome de usuário e senha. Por padrão, o nome de usuário é admin e a senha é adminadmin.
  4. No painel esquerdo, sob o nó JBI, escolha Componentes > mecanismo-sun-bpel. A página de propriedades do mecanismo de serviço BPEL se abre.
  5. Na página de propriedades do mecanismo de serviço BPEL, selecione a aba Registradores. Na aba Registradores você pode especificar níveis de registro para registradores individuais.
  6. Escolha o nível de registro apropriado para o mecanismo-sun-bpel na lista suspensa.

    Se o registro for definido para uma atividade do processo, e o nível do registro dele corresponde ao nível de registro definido para o BPEL SE, depois que você realiza uma execução de teste do processo, a variável de valor selecionada será gravada no arquivo de registro do servidor.

    Observação: O projeto deve ser implantado no servidor da aplicação.

Para exibir o arquivo de registro:

  1. Na janela Serviços, sob o nó Servidores, clique com o botão direito do mouse no nó do servidor da aplicação GlassFish V2 e escolha Exibir registro do servidor no menu de contexto. O registro do servidor GlassFish se abre na janela Saída. O valor da mensagem da atividade será incluído no registro, você pode usar Pesquisar para encontrá-lo. Observe que algumas informações de sobrecarga são ocultas.
  2. Você também pode abrir o registro em um editor de texto e ver as informações completas. Navegue para o <diretório de instalação do servidor da aplicação>/domains/domain1/log/ e abra o arquivo server.log com o editor de texto. As informações fornecidas no registro incluem os pontos seguintes, divididos com a barra vertical:
    • Data e hora da entrada
    • Nível de registro
    • Tipo de gerenciador (para registro é o gerenciador de rastreio)
    • Segmento
    • O valor da mensagem

      Aqui está a amostra da entrada do registro :

      [#|2008-03-25T09:26:18.796+0300|INFO|sun-appserver9.1|com.sun.jbi.engine.bpel.core.bpel.trace.BPELTraceManager|_ThreadID=26;_ThreadName=BPELSEInOutThread8;|<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><jbi:message xmlns:msgns="http://localhost/SynchronousSample/SynchronousSample" name="input1" type="msgns:requestMessage" version="1.0" xmlns:jbi="http://java.sun.com/xml/ns/jbi/wsdl-11-wrapper"><jbi:part><syn:typeA xmlns:syn="http://xml.netbeans.org/schema/SynchronousSample"> <syn:paramA>Hello World</syn:paramA> </syn:typeA></jbi:part></jbi:message>|#]

Definindo o alerta

O alerta é definido de forma semelhante ao registro. Quando o alerta deve ser realizado e o nível do alerta para a atividade é definido no mapeador Registro. A forma de alerta (email ou outra) e o nível do alerta do BPEL SE é definido no Console Admin do servidor da aplicação Sun Java System.

início


Companion
Projects:
MySQL Database Server   GlassFish Community: an Open Source Application Server   Open Solaris  Open JDK: an Open SourceJDK   Mobile & Embedded Community     Sponsored by 
Sponsored by Sun Microsystems