FeaturesPluginsDocs & SupportCommunityPartners

Aplicação de serviço Web passando dados binários, parte 1: Visão geral

Neste tutorial, você primeiro cria um módulo EJB contendo o bean de sessão que torna as imagens disponíveis. Em seguida, você cria uma aplicação Web que contém um serviço Web, que delega para o módulo EJB para recuperar as imagens. O serviço Web expõe métodos que podem ser usados pelos clientes para acessar as imagens fornecidas pelo módulo EJB. Em seguida, implante a aplicação Web e o módulo EJB juntos, como uma unidade, adicionando-os a um aplicativo empresarial e, em seguida, implantando o aplicativo empresarial. Nesse momento, você é apresentado à funcionalidade de teste do GlassFish que está disponível no IDE. Finalmente, você cria um aplicativo Java que se conecta ao serviço Web para exibir as imagens em um álbum criado a partir de componentes Swing. Na seção final, você também aprende como otimizar a transferência de imagens de serviços Web para clientes.

Tutoriais desta trilha

 O conteúdo desta página se aplica ao IDE NetBeans 6.1
  1. => Visão geral
  2. Criando o módulo EJB
  3. Criando o serviço Web
  4. Testando o serviço Web
  5. Modificando o esquema e os arquivos WSDL para passar dados binários
  6. Criando o cliente Swing
  7. Registrando e otimizando o serviço Web

Software necessário para o tutorial

Para seguir este tutorial, você precisa dos seguintes recursos e softwares.

Software ou recurso Versão necessária
NetBeans IDE Web e Java EE versão 6.1
Java Development Kit (JDK) versão 6 ou
versão 5
Servidor da aplicação ou Web compatível com Java EE Servidor Web Tomcat 6.0 e/ou
Servidor da aplicação GlassFish v2
Imagens usadas neste tutorial rose.jpg
sunflower.jpg
aster.jpg
honeysuckle.jpg

O Tomcat e o GlassFish podem ser instalados com a distribuição Web e Java EE do NetBeans IDE. Como alternativa, você pode visitar a página de download do GlassFish ou a página de download do Apache Tomcat.

Opcionalmente, para fins de solução de problemas, você pode baixar a amostra completa e inspecionar os códigos-fonte.

No fim deste tutorial, você terá um aplicativo Swing Java em execução que consome imagens do módulo EJB via um serviço Web, com este resultado: JFrame mostrando todas as imagens de flor passadas a partir do serviço Web

Próximo passo:

Criando o módulo EJB


Veja também

Para obter informações de segundo plano antes de usar esta trilha, consulte os seguintes recursos:

Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e se manter informado sobre os mais recentes desenvolvimentos dos recursos de desenvolvimento de Java EE do NetBeans IDE, inscreva-se na lista de endereçamento de .

Companion
Projects:
MySQL Database Server   Open JDK: an Open SourceJDK   GlassFish Community: an Open Source Application Server    Mobile & Embedded Community    Open Solaris   java.net - The Source for Java Technology Collaboration   Virtual Box - full virtualizer  Open ESB - The Open Enterprise Service Bus Powered by